ACão demonstra o comprometimento das empresas com a criação de insumos para químicos e plásticos, promovendo alternativas de baixa emissão de carbono
A Petrobras concluiu com êxito uma série de testes em escala industrial para produzir Hidrocarbonetos Leves de Refinaria (HLR), enriquecidos com eteno de fonte renovável. Em colaboração com a Braskem, durante os últimos doze meses, foi desenvolvida uma potencial matéria-prima renovável para a indústria química.
Os testes utilizaram etanol proveniente da cana-de-açúcar, coprocessado na Unidade de Craqueamento Catalítico Fluido de Resíduo (URFCC) da Recap, gerando HLR renovável. Os resultados positivos foram obtidos na Refinaria de Capuava (Recap), em Mauá (SP), reforçando o compromisso das empresas com a sustentabilidade e o desenvolvimento de soluções de baixo carbono.
Essa iniciativa faz parte do Programa BioRefino da Petrobras, que visa a produção de combustíveis e produtos mais sustentáveis e eficientes. A parceria entre Petrobras e Braskem busca ampliar a sustentabilidade de seus portfólios, focando na economia circular e matérias-primas renováveis.
Publicidade
Os testes demonstraram a viabilidade operacional da produção de HLR renovável em escala industrial, sem impactar os demais produtos da refinaria. Esta tecnologia, desenvolvida pelo Cenpes da Petrobras, reforça o compromisso das empresas com a transição energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa.
A colaboração entre Petrobras e Braskem representa um avanço significativo rumo a uma economia circular e neutra em carbono. O desenvolvimento de matérias-primas renováveis é fundamental para construir um futuro mais sustentável e está alinhado com os objetivos das empresas em promover soluções inovadoras e ecologicamente responsáveis.
Descubra as últimas novidades sobre inovação e sustentabilidade nos pôsteres exclusivos do blog Cepe Magazine!
Comments